Muita calma nessa hora: dicas para lidar com dogs agitados

Lá estou eu, sentada no sofá, tentando escrever, fazer minha planilha de contas ou assistir a um filme no notebook. Minha dog entra em cena e tenta pular em cima do teclado, faz ruídos que são semi latidos, salta do sofá e corre pra chamar minha atenção… algo rotineiro para alguns tutores, que tem cachorros agitados. Mas, como lidar com toda essa energia?

Seu dog é agitado demais ou está apenas sendo ele mesmo?

Não podemos esquecer que dogs não são como humanos, e que eles precisam gastar mais energia. Além disso, algumas raças são naturalmente mais inquietas do que outras – alguns exemplos são: labrador, bull terrier, pastor alemão e golden retriever. Tenha isso em mente caso queira ter alguma delas por perto.

Gif

Ajude a estabelecer a calma
Dizem que o cão se espelha no comportamento dos humanos e que muitas vezes se agita mais quando percebe que o dono está irritado, por isso, tente se acalmar e não ficar bravo com o seu dog, o que pode deixá-lo ainda mais agitado.

Gif

Vamos passear?

Essa é uma das maneiras mais eficientes e saudáveis, tanto para os cachorros quanto para os humanos, de gastar energia. Lembre-se de utilizar uma guia adequada, ter sempre a identificação em seu dog e de levar água e saquinho para recolher cocô. Importante: em dias quentes, talvez seja melhor passear em locais com grama, pois o concreto ou asfalto superaquecido pode machucar as patinhas do dog. Existem também sapatinhos que podem ser utilizados para proteção (Chibi e Baby nunca me deixam colocar rs).

Gif

Foodtoys

Atualmente, você consegue encontrar os mais diversos tipos em lojas especializadas – os mais comuns são aqueles em que você coloca comida dentro e o dog tem que “descobrir” como se tira. Especialistas dizem que este tipo de brinquedo estimula o instinto natural canino, de caçar para encontrar comida. Além disso, é uma ótima maneira de aproveitar a hora da refeição para brincar e reforçar o exercício de esforço e recompensa. Nunca usei brinquedos, mas já brinquei com minhas dogs de jogar ração para elas irem pegar, por exemplo.

Gif

Gelo

Em dias quentes, é uma opção interessante de fazê-los brincar e aumentar o seu consumo de água, além de ajudá-los a se exercitar.

Gif

A clássica bolinha

O exercício de fazer o dog ir pegar a bolinha é um clássico – e nem é tão cansativo, já que você pode ficar sentado no chão jogando a bolinha e aguardando-a de volta 🙂

Gif

Natação!

Para algumas raças, a água é um atrativo muito forte e nadar é um ótimo jeito de gastar energia. Lembre-se de sempre supervisionar o dog nessas investidas, e ter o cuidado de secá-lo adequadamente após o banho. Cuidado redobrado com os ouvidos – existe o risco de otite caso entre água.

Gif

Música 

Assim como para humanos, algumas músicas podem ajudar a restabelecer a calma do seu dog.
Encontrei algumas específicas no YouTube, mas você pode testar com algumas canções de sua preferência, mais calminhas – as minhas particularmente gostam de Beatles, assim como eu!

Gif

Conversa e afagos

Às vezes, tudo o que eles precisam é bem mais simples do que imaginamos: uma simples conversa e afagos. Neste caso, nossa entonação pode ajudar a acalmar o dog… tente falar calmamente, ou um pouco mais baixo do que o habitual 😉

Gif

Surpresas

Por último, que tal dar um presente diferenciado para que ele gaste toda a sua energia?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QL6cFn9kj8U]
Foto do topo: Danny Plas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *